QR CODE: VOCÊ SABE O QUE É?

17 out

qrcodemeadicionaTalvez você seja um pouco antenado em tecnologia e já tenha ouvido falar dele ou então não faça a mínima idéia do que se trata! A questão é que o QRCODE vai,aliás já está revolucionando e muito o mundo da comunicação, seja na publicidade ou em idéias criativas desenvolvidas para os mais diversos tipos de utilização.

Mas o que seria exatamente  ? Bom QRCODE deriva de Quick Response(Resposta Rápida) e é um código de barras 2d capaz de armazenar muito mais informação(letras e números) do que o convencional código de barras. Vem sendo muito difundido principalmente no campo da Publicidade, mas ele não é tão novidade assim pois  foi desenvolvido em 1994 pela empresa japonesa (só podia) Denso-Wave.

Você pode criar um QRCODE para armazenar endereços de URL´s e números de telefones por exemplo. O código acima no lado esquerdo por exemplo armazena o endereço de um site onde centralizo minha vida digital.O legal é que para lê-lo, basta direcionar um celular com câmera para o código, munido de um software que você pode baixar aqui e prontinho. Instantaneamente ele se transforma na informação desejada no seu celular, decodificando por exemplo aquelas URL´s gigantes que dá preguiça de digitar no teclado do celular

Um das pessoas que explica muito bem essa tecnologia é a Martha Gabriel no vídeo abaixo

Vale à pena também dar uma olhada no trabalho de arte digital desenvolvido por ela, chamado Sensitive Rose, que é uma rosa-dos-ventos feita com QRCODES, a qual você pode interagir !

Achei esse vídeo do Olhar Digital bem bacana e de fácil entendimento também. Vale uma olhadela:

O anúncio abaixo feito para a Fast shop e veiculado em dezembro de 2007, foi o primeiro aqui no Brasil que saiu utilizando esta tecnologia , conforme o E-CODE – Blog de comunicação digital de Eric Messa explica.

1º anúncio com QRCode no BrasilDepois da Fast Shop, algumas outras empresas aqui no Brasil entraram na onda como Nova Schin, Volkswagen e Claro.

Enfim, existe uma diversidade de usos que podemos dar para estes códigos e embora a moda só esteja começando a pegar por aqui, tem muita gente que já percebeu o potencial dessa tecnologia e a está aproveitando. Tem gente até tatuando o código(pelo que eu saiba de brincadeira ainda) !!!qrcode_tattoo

Ficou curioso e quer criar o seu QRCODE?  Basta clicar AQUI!

Sites que me ajudaram a escrever este post:

Nesse link do jornal ATARDE você pode ver dicas de um publicitário de como usar o QRCODE em um anúncio. Inclusive vale destacar que esse jornal foi o primeiro a utilizar o QRCODE no país, integrando mídia impressa e online, de acordo com a Wikipedia.

Um site bem curioso e divertido que também falou sobre o assunto é o Newronio ESPM.

Agora é ficar de olho nas novidades e ver  se as empresas no Brasil irão aderir a esta tecnologia!!

Uma resposta to “QR CODE: VOCÊ SABE O QUE É?”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Acredite! A Realidade aumentada vai fazer parte da sua vida « Idéias Fervilhantes - 24 de outubro de 2009

    […] uma web cam, um objeto com algum marcador (QRCODE) e um software capaz de ler esse código, imagens em 3D são projetadas na tela do computador […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: