Os Substitutos: você teria um?

25 out

Ontem fui assistir o filme “Os Substitutos” do original Surrogates! A princípio quando vi o trailer, me lembrei bastante de Matrix, mas a temática é um pouco diferente!

No filme, as pessoas vivem isoladas e não precisam sair de casa, graças a uma nova tecnologia desenvolvida que permite através da mente, controlar versões robóticas de si mesmo que podem substituir seus operadores e inclusive podem ter qualquer aparência .Ou seja, você fica em casa e seu substituto faz tudo que você comanda e através de sensores e óculos especiais, você vê, sente e participa de tudo. É tudo uma grande simulação!  Sendo assim, o nível de criminalidade, assasinatos e violência diminui, já que as pessoas estão todas no conforto de seus lares e não precisam mais se expor.

O ápice do filme começa quando misteriosamente esses Substitutos são atacados e seus operadores também morrem. Aí entra em cena o Bruce Willis, um policial do FBI,que através do seu substituto vai tentar encontrar o assassino e entender como os operadores foram mortos também, o que ameaça a crescente indústria desses robôs,a VSI.

Abaixo o trailer:

O filme é bem interessante e me lembrou até um anime/mangá chamado CHOBITS, onde no Japão uma nova tecnologia cria robôs de estimação, os chamados Persocons (Personal Computer) que podem aprender tarefas específicas ou até desenvolver vontade própria! A diferença é que aqui não há operadores que os controlam!

Recentemente li uma notícia sobre um robô sem fio que simula várias reações Robô chora e sangra ao receber agulhadas!humanas,chorando ao receber agulhadas! Veja mais no IDGNow!

A cada dia vemos o avanço da tecnologia e com certeza ficamos nos perguntando aonde vamos parar!  Será que chegará o dia em que realmente teremos cópias robóticas fiéis ou até melhores do que o ser humano?

Se esse dia chegar, espero que tenhamos bom senso para usar esta tecnologia ao nosso favor!

2 Respostas to “Os Substitutos: você teria um?”

  1. Sergio 26 de outubro de 2009 às 3:57 PM #

    Também fiquei curioso sobre esse filme, pesquisei sinopses e me lembrou muito o livro “Os Robôs (The Naked Sun)” de Isaac Asimov – mesmo que escreveu os contos/livros que originaram os filmes “Eu, Robô” e “Homem Bicentenário” e criador das famosas 3 leis da robótica…
    Neste primeiro livro que citei, há uma colônia humana vivendo há muitas gerações num planeta distante e lá ocorre um assassinato. Acontece que esses humanos desenvolveram uma maneira muito diferente de viver: sem qualquer contato uns com os outros, apenas se vendo através de video-fones e de seus robôs…
    Um policial da Terra é enviado para investigar e, conhecendo as 3 leis, sabe que o crime é praticamente impossível.

Trackbacks/Pingbacks

  1. A Internet está aproximando ou distanciando as pessoas? « Idéias Fervilhantes - 19 de novembro de 2009

    […] ser que chegue um dia que a Tecnologia avance muito e aconteça como no filme Substitutos, onde as pessoas possuem zilhões de formas de comunicação mas criam robôs para serem […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: