Multiplicidade e mudança nas formas de comunicação

28 out

Você já pensou nas inúmeras maneiras que temos hoje em dia de nos comunicarmos e como isso vem afetando a nossa vida e o cotidiano de várias empresas?

Estava lendo um artigo muito interessante aqui a respeito da onda do Google Wave (ok, desculpem pela redundância), e as apostas que todos fazem em relação à morte de outras mídias, como o email.  Muito bacana no artigo a percepção do autor que cita ter recebido o convite do Wave via email, ter ativado a conta por email e se logado através de um endereço de email. Isso pode soar um pouco irônico porém faz sentido. O Google Wave conseguiu unir diversas plataformas de comunicação e pode ser entendido como uma evoluçao do próprio email, mas isso talvez não signifique que ele irá se consolidar como uma ferramenta substituta e prioritária.

O ser humano hoje é multimídia e temos muito mais facilidade em conviver com isso do que há muitos anos atrás. Usamos email,celular,redes sociais, lemos revistas,assistimos tv,vamos ao cinema, escutamos rádio. Definitivamente somos pessoas e consumidores diferentes!

A forma como lidamos com as mídias mudou e continuará mudando. Uma excelente leitura que indico sobre isso está no Blog Brainstomr9, onde o Daniel, autor do texto, explora o acesso das pessoas efetivamente ao mundo digital  e seu engajamento com os acontecimentos no Twitter por exemplo.

Estamos em constante transformação e adaptação. Leques cada vez maiores de opções se abrem em nossas mãos. Ontem mesmo o Google anunciou uma nova ferramenta de busca em rede social chamada Google Social Search que permite fazer uma análise das redes sociais em que você está envolvido e de todas as suas conexões.  Veja vídeo explicativo abaixo e maiores explicações sobre esse serviço aqui!

Para finalizar fica um vídeo sensacional feito pela Leo Burnett, ao qual tive acesso graças à uma apresentação da especialista em mídias sociais, Patrícia Moura ou mais conhecida como @MissMoura. Veja a apresentação aqui e confira o vídeo abaixo que mostra de uma forma bem humorada as mudanças através do tempo nos conceitos de comunicação e publicidade, ressaltando A ERA DAS PESSOAS!

Isso me lembrou muito a chamada Criação Colaborativa e  um artigo do Gilberto Júnior,lido recentemente e já gravado nos favoritos! No artigo ele cita o caso do Facebook ter utilizado o Twitter como referência pra criar uma versão mais simples e prática e acende a reflexão de que se copiar o concorrente ou alguma idéia é errado ou feio. Gosto da conclusão não tão óbvia onde novas possibilidades surgem, como o de se criar algo e ver outras pessoas aperfeiçoando aquilo ou utilizando como referência. Temos grandes exemplos como o próprio Twitter ou o Mozilla Firefox.

Realmente estamos em uma nova era e muitas teorias podem ser postas de ponta-cabeça a qualquer momento, mas uma coisa da qual não tenho dúvida, é de que temos que tirar o máximo proveito disso, e compartilhar informações através de todos os meios aos quais temos acesso, assumindo uma postura participativa e curiosa!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: