Besouro ousa e impressiona

1 nov

Desde quando vi o trailer, eu já imaginava que seria surpreendida por um filme brasileiro. Hoje fui assistir Besouro e isso se confirmou!

Uma superprodução que ousa misturar elementos de dramaturgia e efeitos especiais dignos de Hollywood a uma história real de um capoeirista baiano , que viveu nos anos 20 numa época pós escravidão e se tornou uma lenda pois “podia voar”.

Uma mistura no mínimo interessante! Vendo algumas cenas de luta e jorros de sangue, logo me lembrei de Tarantino e também de filmes como o Tigre e o Dragão, devido a efeitos especiais parecidos. Eu não estava louca pois lendo uma reportagem na Veja, descobri que o coreógrafo responsável por esses efeitos é nada menos que Huen Chiu Ku, conhecido como Dee Dee, que também coreografou os famosos movimentos no filme  O Tigre e o Dragão e Kill Bill.

Outro fato que me chamou bastante a atenção foi a aposta nas mídias sociais para divulgação do filme, que foi um sucesso, pois a visualização do trailer no Youtube passou de 500 mil acessos!

Foram criados perfis no Facebook, no Twitter, um site próprio e até um Blog que antes mesmo das filmagens começarem, fez sucesso entre pessoas já da área de cinema ou leigos que acompanharam o processo de produção do filme!

Besouro acerta em cheio ao apresentar uma temática sobre ameaça à cultura afro-brasileira, utilizando alguns de seus elementos como a própria capoeira e a presença do orixás, muito bem representados por sinal!

É um filme que vai na contramão de gêneros de violência e pobreza tão explorados pelo cinema no Brasil.

Deveríamos tirar o chapéu para iniciativas como a criação desse filme!

João Daniel Tikhomiroff, diretor e idealizador deste filme, conta no vídeo abaixo como surgiu a inspiração para transformar as aventuras e lendas de Besouro, presentes no livro Feijoada no Paraíso, de Mário Carvalho, no seu primeiro longa. Nada é por acaso, confiram:

Uma excelente crítica que li sobre o filme foi a do Arnaldo Jabor. Veja aqui!

A sensação que fica após sair da sala de cinema, é de esperança e orgulho, pois existem pessoas preocupadas em ressaltar o que o Brasil tem de melhor: a Cultura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: