Esforços reais para salvar o mundo?

29 nov

Estava assistindo uma propaganda que recentemente causou grande repercussão por ter sido encarada como exagerada.

Trata-se da Polar Bear, realizada pela agência inglesa Mother em nome da organização Plane Stupid, com o objetivo de conscientizar as pessoas dos efeitos poluidores que as aeronaves exercem sobre o meio ambiente.

Assista e entenda porque muitas pessoas ficaram chocadas com essa campanha.

Entendo que esse vídeo tenha sido encarado como extremista porque as pessoas não estão preparadas para encarar de fato todas as mudanças e consequências que o homem está impondo à natureza. Não na prática.

Outro exemplo é uma matéria  que li agora pouco na Revista Superinteressante desta semana que falava sobre uma nova causa que os vegetarianos deveriam adotar e não seria tentar convencer os outros a também tornarem-se vegetarianos. O consumo de carne está aumentando no mundo em vez de diminuir, mesmo com campanhas que tentam conscientizar as pessoas sobre impactos causados ao meio ambiente através da criação de gado e demais animais para abate. Ou seja, a maioria das pessoas não vão parar de comer carne por vontade própria e então buscando aliviar o sofrimento desses animais, estão sendo desenvolvidas substâncias que agem no organismo deles como uma espécie de morfina para evitar a dor a que são submetidos. Uma alternativa bem pobre mas que talvez já seja um começo.

Tanto tem se falado sobre Sustentabilidade, Green Tech, Gadgets verdes, mas ainda me pergunto até que ponto as empresas estão realmente preocupadas com essa causa pelo meio ambiente ou se apenas estão pegando uma carona nessa onda.

Questione-se por exemplo ao ver que o McDonalds resolveu alterar as cores de seu logotipo padrão em alguns países da Europa, apenas para passar uma imagem mais “ambientalista”. Ã-hã… Entenda melhor aqui

Mas existem coisas muito legais sendo desenvolvidas como um aplicativo para IPhone que permite informar ao usuário se o produto que ele está comprando é ambientalmente correto. Veja aqui como funciona.

Ou que tal um PC movido a pedaladas?

O importante é saber que sempre existirão boas iniciativas e que podem dar bons resultados.

Muitas pessoas só reagem ao ver algo que as choquem, e talvez essa campanha Polar Bear citada no início do post tenha alcançado seu real objetivo.

Anúncios

2 Respostas to “Esforços reais para salvar o mundo?”

  1. Melissa 14 de janeiro de 2010 às 5:11 PM #

    Mo, eu tive um professor na pós que está defendendo na sua tese de doutorado isso de Marketing Sustentável ser só papo. Claro que não dá para generalizar, mas ainda, a maioria das marcas faz muito mais pelo “marketing” do que pelo “sustentável”! beijos

  2. Luiz Neto 17 de janeiro de 2010 às 8:24 PM #

    De fato a gente ouve muito se falar sobre preocupação com o meio ambiente e talz, mas talvez essas historias todas sejam muito mais falatório do que ação, propaganda muito boa, adoro coisas desse tipo, INTELIGENTES. Sobre o comentário da McDonald, de fato eles estão investindo na mudança das cores, mas basta você pesquisar um pouco para descobrir que algumas praticas deles não tem nada de ambientais.

    Falar é facil, dificil mesmo é fazer a diferença, acho que isso depende muito mais de cada um de nós do que de “empresa ABC” ou empresa “Mc qualquer coisa”. Como como costumo dizer em alguns posts, “Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente” já dizia Gabriel Pensador.

    Realmente algumas iniciativas talvez sejam mais eficazes quando tocam profundamente as pessoas, por isso talvez o video e logo apos as fotos sejam elementos importantissimos na publicidade, pois se você apenas estivesse lendo esse dados em uma reportagem, seriam apenas dados estáticos, mas o fato de ter imagens que demonstram o que isso representa torna ela muito mais interessante e FORTE.

    Valeu pelo post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: