A essência das Mídias Sociais

21 abr

Vou reproduzir aqui um texto que postei anteriormente no Blog Inovadores ESPM, a respeito do básico e do importante sobre as Mídias Sociais:

Atualmente  Mídias Sociais e Redes Sociais são termos que estão sendo muito explorados. Levante a mão quem ainda não ouviu falar deles.  São vários os motivos para acreditarmos que não é apenas uma onda passageira, mas sim uma tendência a ser estudada.

Como diz Hugh Heiwitt em seu livro “Blog- Entendendo a Revolução que vai mudar seu mundo”, Seres humanos são criaturas de hábitos, porém há a necessidade interna de mudar de de hábitos de tempos em tempos e as pessoas estão mudando de hábitos no que diz respeito à obtenção da informação. Claro isso já aconteceu e não tem volta. Desde a invenção da prensa de Gutemberg , considerado um grande marco para a democratização da informação, as pessoas se organizaram de forma a transmitir e compartilhar as informações, daí o surgimento das Redes Sociais.

Com o advento da Internet, a organização destas Redes Sociais em ambientes virtuais permitiu uma rapidez e amplitude de divulgação das idéias.

De acordo com a Wikipedia:

As “ferramentas de mídias sociais” são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição ao longtail – antes esta atividade se restringia a grande grupos econômicos.

Ninguém tem tempo de entender tudo, precisamos confiar em intermediários, de acordo com Hugh Heiwitt.

James Surowiecki, em seu livro : A Sabedoria das Multidões cita sua teoria de que grandes grupos agem de forma mais inteligente que especialistas. ” Sob as circunstâncias corretas, os grupos são notavelmente mais inteligentes e, frequentemente, mais espertos do que as pessoas mais espertas que os integram”

Em cima dessas máximas, temos a confirmação de porque as Mídias Sociais fazem tanto sucesso atualmente.

De acordo com Interney, Meios Sociais podem ser:

  • Canais autorais como Blogs, Fotologs e Videologs
  • Canais de Discussão como Fóruns, Listas e Grupos
  • Sites de amizade
  • Sites de compartilhamento de arquivos
  • Sites de construção colaborativa como wikis
  • Um misto de diversas formas acima

O uso das Mídias Sociais também vem sendo percebido como oportunidade pelas empresas para criar uma proximidade com seu público, estreitar relacionamento e monitorar comentários sobre determinada marca ou produto.

O conhecimento flui através das redes que funcionam como fios condutores aproximando ofertas e demandas.  – Para que isso ocorra com  com a maior intensidade possível é necessária a existência de um ambiente que proporcione o estabelecimento de laços de confiança e reciprocidade entre as pessoas. Citação retirada do livro Redes Sociais – Como empresários e executivos de vanguarda as utilizam para obtenção de resultados.

Com isso novas profissões surgiram no mercado como Analistas e Gerentes de Mídias Sociais .

Muito se aposta para saber até quando durará o fervor das Mídias Sociais. Mas o mais importante agora é saber que elas fazem parte de um intenso processo de mudança na forma como todos obtemos e compartilhamos as informações e saber tirar o melhor proveito disso.

Para você que se interessa por este assunto e gosta de estar antenado com tudo o que acontece a respeito, haverá em junho aqui em São Paulo o Social Media Brasil, o principal evento de mídias sociais brasileiro. Grandes nomes internacionais e nacionais estão confirmados para palestrarem nos 2 dias de evento. Dá um look:

Imperdível não é? Haverá muita troca de conhecimento e networking, disso eu tenho certeza!

As inscrições já estão abertas e é melhor correr pois é um evento super disputado! Inscreva-se😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: