Propaganda experimental da BMW e reflexão sobre que caminho a Publicidade está tomando

20 dez

Ando pensando muito no real papel que a Propaganda/ Publicidade desempenha para nós e cada vez mais chego à conclusão de que poderiam ser feitas de uma maneira diferente. Como seria um mundo onde todo o esforço criativo gerado nessas campanhas e o poder exercido por elas sobre nós fosse direcionado para qualquer outra coisa que não fosse o consumo de bens, ideias, serviços.

Quantas vezes vemos um vídeo, uma imagem ou até mesmo um texto publicitário e nos emocionamos. Muitas campanhas são capazes de gerar sensações indescritíveis, tirando aquelas é claro que atingem nosso  cérebro e nos fazem pensar que precisamos de algo que na verdade nem sentiríamos falta não fosse o estímulo criado por elas.

Todo esse blablablá foi pra introduzir um vídeo de uma propaganda experimental criada para a BMW. Vejam que interessante:

Como uma pessoa se lembra dos anúncios?

A BMW fez um experimento em que ao projetar um comercial numa sala de cinema, utilizou-se de uma tecnologia capaz de gerar um flash e assim que as pessoas fechassem seus olhos, elas enxergariam as letras BMW.
O vídeo abaixo explica que o efeito é semelhante a olhar para o sol por muito tempo, quando você fecha os olhos, você ainda pode ver uma mancha . BMW usou isso para sua vantagem, piscando uma tela brilhante durante o seu comercial, que incluía um recorte da letras BMW , então quando o público foi orientado a fechar os olhos, viram BMW projetado contra as pálpebras.

É publicidade criativa (inofensiva?) e o público parecia extremamente impressionado com o efeito.

E você, o que acha disso? Criatividade, Inovação, mensagens subliminares?

Para qual caminho a Propaganda de hoje está caminhando?

Com informações do Gizmodo

Uma resposta to “Propaganda experimental da BMW e reflexão sobre que caminho a Publicidade está tomando”

  1. Thiago 20 de dezembro de 2010 às 1:11 PM #

    Sensacional, hoje estamos falando em ux (user experience) e a bmw realmente me surpreendeu, “Close your eyes”. Parabéns pelo post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: